O escritório Steven Holl Architects foi escolhido como vencedor da competição para o novo Centro de Cultura e Arte de Qingdao, China. Localizado no centro da nova extensão de Qingdao, que deverá abrigar em um futuro próximo cerca de 700 mil habitantes, a proposta vencedora conta com quatro museus "espalhados" pela paisagem, conectados por um circuito luminoso (Light Loop) contínuo que conduz os visitantes.
A seguir, a descrição do projeto pelos arquitetos...
O projeto vencedor para o novo Centro de Cultura e Arte começa com uma conexão com Qingdao. A forma linear da Ponte de Jiaozhou - a mais longa ponte sobre a água do mundo - é trazida para o terreno sob a forma do Light Loop, que contem espaços de galerias e conecta todos os programas e espaços públicos. O circuito elevado permite a máxima porosidade e liberdade de movimentos no nível do solo, além de permitir que a briza do oceano atravesse o terreno.
"Ilhas de Arte", ou Yishudao, tomam a forma de três grandes cubos esculpidos e quatro pequenas ilhas espalhadas na paisagem, que conformam jardins de esculturas ao ar livre.
Os conceitos de Light Loop e Yishudao moldam os espaços públicos. Uma grande praça para encontros, delimitada pelo Museu de Arte Moderna, toma o lugar central do terreno. O Museu de Artes Públicas conforma a entrada a partir do sul. O Yishudao norte abriga o Museu de Arte Clássica, com um hotel em seus pavimentos superiores. Já o Yishudao sul, localizado sobre o grande lago, abriga o Programa de Artes Performáticas.
Dentro do Light Loop, todas as galerias horizontais recebem luz natural a partir da cobertura. Este circuito, com 20 metros de largura, permite também a iluminação lateral dos espaços expositivos, que podem ser dispostos lado a lado, evitando, assim, circulações sem saída.
A arquitetura é simples e monocromática; os materiais são alumínio escovado e concreto polido, sendo as faces inferiores do Light Loops pintadas de cores vibrantes, comuns na antiga arquitetura chinesa.
O projeto utiliza as tecnologias mais sustentáveis disponíveis. Localizados entre as aberturas zenitais do Light Loop, painéis fotovoltaicos geram 80% da energia necessária para o museu. Os lagos de água reciclada fazem parte do sistema de aquecimento e resfriamento do complexo.
Arquitetos
Projeto de
Steven HollDiretor de Projeto
Roberto BannuraAssociados encarregados
Garrick Ambrose, Michael RuschArquiteto do Projeto
Xi ChenAssistente de Projeto
Noah YaffeEquipe de Projeto
Janine Biunno, Bell Ying Yi Cai, Nathalie Frankowski, Yu-Ju Lin, Magdalena Naydekova , Yun Shi, Wenying Sun, Manta Weihermann, Yiqing ZhaoCliente
Departamento de Desenvovimento e Construção de Hongdao & Escritório de Planejamento Urbano de QingdaoÁrea
0.0 m²Ano
2013Fotografias